A implantação eficaz da Gestão por Processos
0 Encerrado
O modelo de gestão horizontal que permite o foco no cliente e a melhoria de produtos e serviços com rapidez e menor custo
- Data:27 de novembro de 2003
- Horário:8h30 – 18h30
- Local:Meliá Jardim Europa, rua João Cachoeira, 107, Itaim, São Paulo/SP
Gestão por Processos
Empresas como Petrobras, ALL e Camargo Corrêa entre outras viraram em 90º o eixo de suas estruturas para implantar a gestão por processos. Por que? Porque este modelo de gestão é o mais adequado para responder com agilidade às demandas de mercado e clientes mantendo sua competitividade e rentabilidade.
A partir do redesenho da estrutura organizacional, a gestão por processos pressupõe a produção ou prestação de serviços de forma melhor, mais rápida e, principalmente, com o menor custo possível. Permite ainda uma visão abrangente e transparente do negócio facilitando e agilizando decisões estratégicas.
Porém, mexer na estrutura de uma organização não é uma tarefa fácil, nem se implementa do dia para a noite. A InterNews organizou este seminário com os mais experientes profissionais na implantação deste modelo de gestão para que você possa conhecer as principais etapas e estratégias para o sucesso em sua empresa.
PROGRAMA
8h30 – Credenciamento e retirada do material
9h – 10h
Gestão Tradicional X Gestão por Processos – Estabelecendo uma Vantagem Competitiva
- Esclarecendo o conceito – diferenciando a Gestão POR Processos e DE Processos
- A empresa sob a perspectiva dos macro-processos – melhor controle e agilidade nas decisões estratégicas
- Clareza nas atribuições, responsabilidades e relacionamento entre as atividades e departamentos
- Alinhamento dos objetivos estratégicos e operacionais – o modelo COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology)
José Hernani Arrym Filho
Diretor
Pieracciani Desenvolvimento de Empresas
10h10 – 10h40
Coffee Break
10h40 – 12h10
Diagnóstico dos Processos Organizacionais e Medidas de Redução de Custos
- Diferenciando os processos estratégicos, os macro-processos e os processos de apoio
- Mapeamento de processos – documentando o fluxo de informações e atividades através dos departamentos
- Como eliminar gargalos e pontos de desperdício de recursos
- Gestão dos custos das atividades e processos pelo ABC Costing
Pedro Roberto Almeida
Diretor de Gente e Relações Corporativas
ALL – América Latina Logística
12h10 – 14h
Almoço
14h – 15h20
Redesenho dos Processos com Foco no Cliente
- Análise de causa e efeito das atividades entre os departamentos
- Resultados dos processos x expectativas e necessidades dos clientes
- O que pode ser melhorado? Como melhorar?
- Implementação de melhorias e alterações estruturais
- Change management: novas lideranças e times multifuncionais
Marcelo Chanis
Sócio Diretor
CVM – LA
15h20 – 16h40
Indicadores para a Gestão por Processos e o Balanced Scorecard – BSC
- Espelhando os processos organizacionais em um painel de controle
- Indicadores chave sob as perspectivas de processos, clientes, competências e financeiras
- Desdobramento dos indicadores nos níveis estratégico, tático e operacional
- Simulações de processos para saber quando e porque mudar
Hugo Coelho Alvarenga Peixoto
Analista de Negócios
Petrobras
16h40 – 17h
Coffee Break
17h – 18h30
A Gestão da Empresa por Processos e uso da Tecnologia da Informação
- Como formalizar os processos e como estabelecer as regras de gestão?
- A figura do Process Owner: atribuições e relacionamento com as demais lideranças
- Disseminando a cultura da gestão por processos
- Tecnologia da Informação: Como aproveitar os softwares de gestão para controlar e gerenciar os processos?
- Sistemas Integrados de Gestão
Leonardo Toscano
Diretor Superintendente
CCSC Serviços – Grupo Camargo Correa
18h30 – Encerramento do seminário
Atenção:
- No valor do evento estão inclusos custos de material, almoço, coffee break e estacionamento.
_________
Ganhador:
Cícero Camargo Silva, do escritório Camargo Silva, Dias de Souza – Advogados
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
0800-177 707/ (11) 4612-0535/fax (11) 4702-6079
___________________________________________
Publicado segunda-feira, 20 de outubro de 2003