Curso – Gestão de Processos
0 Encerrado
- Data: 17 de junho de 2004
- Horário: 9h às 18h30
- Local: Meliá Jardim Europa, rua João Cachoeira, 107, Itaim, São Paulo/SP
Grandes empresas, dentre elas a Petrobras, viraram em 90º o eixo de suas estruturas para implantar a gestão por processos. Por que? Porque este modelo de gestão é o mais adequado para responder com agilidade às demandas de mercado e clientes, mantendo sua competitividade e rentabilidade.
A partir do redesenho da estrutura organizacional, a gestão por processos pressupõe a produção ou prestação de serviços de forma melhor, mais rápida e, principalmente, com o menor custo possível. Permite ainda uma visão abrangente e transparente do negócio facilitando e agilizando decisões estratégicas.
Porém, mexer na estrutura de uma organização não é uma tarefa fácil, nem se implementa do dia para a noite. A InterNews desenvolveu este curso de um dia, com especialistas no assunto apresentando como deve ser feita a implantação desta metodologia e suas vantagens, trazendo o caso da Petrobras que implementou a gestão por processos com grande sucesso em sua estrutura. Para que você possa conhecer as principais etapas e estratégias para o sucesso em sua empresa.
Objetivo
Este treinamento pretende transmitir a experiência prática desenvolvida na Área de Gás e Energia da Petrobras, na construção de um modelo capaz de integrar a gestão estratégica tradicional (BSC) à gestão da rotina, representada nos processos, chegando até a monitoração do desempenho de cada empregado. Vale observar que este projeto tem sido apresentado em diversos eventos, tanto no Brasil quanto no exterior (Finlândia e U.S.A.) e tem despertado grande interesse de diversas grandes empresas, que realizaram visitas à Petrobras, em busca de informações mais detalhadas; neste caso, podem ser citadas Caixa Econômica Federal, FUNCEF, Copesul, T-Systems, Sul America, Politeno, Petrobras Distribuidora e TBG.
Metodologia
Baseada na experiência prática dos instrutores, enriquecida, sempre que necessário, por breves nivelamentos teóricos sobre as metodologias que suportam o modelo. São tratados com especial cuidado os aspectos comportamentais e humanos, capazes, de alguma forma, de impactar o desenvolvimento de um modelo como este.
Desenvolvimento durante o curso de um modelo prático
Programa
9h — 10h
1. Introdução
- Histórico
- Apresentação da estrutura do modelo a ser construído
- A importância da integração em todos os níveis: estratégias, processos e dados
2. Plano Estratégico
- Objetivos
- Processos usuais de elaboração (centralização)
- Dificuldades usuais de comunicação, implementação e acompanhamento
10h — 10h20
Coffee Break
10h20 — 12h30
3. BALANCED SCORECARD
- Principais Conceitos
- Comunicação do Plano Estratégico: Mapa Estratégico
- Lógica de causa-e-efeito dos Objetivos do Mapa Estratégico
- Mensuração: Estabelecimento dos Indicadores
- Estabelecimento do nível de desempenho desejado: metas
4. Viabilização dos Objetivos
- Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso
- Identificação dos projetos críticos
- Identificação dos processos críticos
- Alocação de responsabilidades / Tarefas Individuais
- Acompanhamento do Plano: Indicadores e planos de ação
- Processo de elaboração e consistência com o Plano Estratégico
12h30 — 14h
Almoço
14h — 16h30
5. Mapeamento e Modelagem de Processos
- Principais Conceitos
- Experiência prática para o Modelo: metodologia, conceitos e teorias
- Metodologia do mapeamento: a busca da verdade
- O conceito de valor agregado
- Mapa de Relacionamentos Externos
- Identificação dos processos
- O conceito de camadas de detalhamento
- Tipos de fluxos identificados e casos de utilização
- Padronização de representação gráfica
- Exemplo de área de negócio mapeada
- modelo estático e modelo dinâmico (com indicadores de desempenho)
- o modelo como gestor do conhecimento da organização
- documentação
16h30 — 16h50
Coffee Break
16h50 — 18h30
6. Utilizando o Modelo para a Gestão de Desempenho
- Identificação de indicadores de processos
- Desdobramento em indicadores individuais
- Negociação de metas
- Acompanhamento
7. O enriquecimento do Modelo
- Gestão de documentos
- Acompanhamento orçamentário
18h30
Encerramento do curso
Instrutores
Hugo Coelho de Alvarenga Peixoto
Engenheiro Mecânico e Analista de sistemas. Atua na Petrobras desde de 1992 atualmente ocupa a posição de Gerência Estratégica de Informações da Área de Gás e Energia. Foi responsável pela implementação do sistema de Gestão de Processos com sucesso em sua área, servindo como base para a implementação em outras áreas da empresa.
Mário J. D. Tavares
Engenheiro Eletrônico e Mestre em Gerenciamento de Produção de Petróleo pelo Imperial College – Universidade de Londres.
Gerente Avaliação Empresarial de Gás e Energia da Petrobras desde 2001. Especialista em planejamento estratégico e Balanced Scorecard.
Nivaldo Machado
Diretor Gerente da NL Machado Consultores, é consultor na área de Desempenho Empresarial, através de Planejamento Estratégico e Modelagem de processos de negócios. MBA pelo ITA e ESPM, pós-graduado em administração financeira e logística pela FGV-SP. Desenvolveu projetos em empresas como Alcan do Brasil, Ford do Brasil, Nedlloyd Lines, Grupo Lachmann, MRS Logística, Grupo Accor e Petrobras.
Atenção!
- Consulte sobre desconto especial para grupos.
- Os pagamentos podem ser feitos por meio de depósito bancário ou cartão de crédito.
- Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break e estacionamento.
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Ganhadora:
Sílvia Delman, do escritório Ricardo Arruda Filho Advogados
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
0800-177 707/ (11) 4612-0535
Publicado quinta-feira, 20 de maio de 2004