Contribuição social
Siqueira Castro – Advogados obtém liminar contra a contribuição social dos aposentados
O Escritório Siqueira Castro – Advogados, do Rio Grande do Sul, obteve liminar, em antecipação de tutela, determinando que a União se abstenha de cobrar a contribuição previdenciária sobre os proventos de um aposentado. O Escritório, sob a coordenação do advogado José Carlos Barata Silva, em parceria com o Dr. Rafael Maffini, da Rafael Maffini Advogados Associados, questionou a Emenda Constitucional nº 41/03, que instituiu, entre outras alterações na legislação previdenciária, esta cobrança social.
O processo foi julgado pela juíza federal substituta, Verbena Duarte Brito de Carvalho, da 8ª Vara Federal de Porto Alegre. Ela acatou os argumentos utilizados pelo Escritório e, considerou a cobrança inconstitucional, “não só porque o tributo não tem a natureza de contribuição social, mas de verdadeiro imposto, o que exigiria lei complementar, como instrumento para sua instituição”.
A juíza levou em conta, ainda, o fato de o autor da ação ter sido aposentado antes da data da publicação da Emenda Constitucional. “A cobrança, no caso, feriria o ato jurídico perfeito, já que pretende impor alterações em regras anteriores”. O Escritório Siqueira Castro – Advogados ajuizou outras ações, com vistas à proibição de desconto previdenciário daqueles que já se encontravam em benefício quando da publicação da EC 41/2003 e, está aguardando novas decisões judiciais.
__________________
Por: Redação do Migalhas
Atualizado em: 26/1/2004 07:45