Marco Zero
A emissora de TV al-Jazeera, do Qatar, exibiu ontem um vídeo que mostra imagens de Osama bin Laden caminhando, junto ao médico egípcio Ayman al-Zawahri, seu braço direito na al-Qaeda. As gravações trazem novas ameaças dois anos após o atentado de 11 de setembro. “Queremos dizer a eles (os americanos) que tudo o que viram até agora não são mais do que as primeiras escaramuças e o começo do enfrentamento. A verdadeira epopéia ainda não começou. Preparem-se para ser punidos por seus crimes” disse Ayman al-Zawahri, considerado o cérebro por trás dos atentados.
Enquanto os americanos se preparavam para prestar homenagens as vítimas do WTC, a gravação mostrava Bin Laden enaltecendo seus heróis: “Quem quiser aprender lealdade e honestidade deve saber que eles (os seqüestradores) foram os mais honestos e os mais corajosos” provoca o terrorista.
Nas imagens – logo divulgadas também em TVs americanas – os dois homens, envelhecidos, caminham em silêncio, lentamente, apoiando-se em cajados, com armas automáticas penduradas em seus ombros, numa área pedregosa, com alguns arbustos. Eles usam túnicas ao estilo afegão ou paquistanês.
A população norte americana vive sob o alerta amarelo, a terceira classificação de perigo nos EUA. Bin Laden é um dos homens mais procurados por agentes norte americanos, juntamente com Saddam Hussein. A CIA já investiga a autenticidade das gravações que segundo a emissora iraquiana provavelmente foram feitas no fim de abril ou no início de maio. “Acreditamos que ele esteja vivo, mas não podemos dizer quando as imagens e as vozes foram gravadas” – disse um agente da inteligência americana.
_________________
Por: Redação do Migalhas
Atualizado em: 11/9/2003 09:52