CompartilharComentarSiga-nos no A A
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice Geraldo Alckmin tomaram posse hoje em Brasília. Lula recebeu a faixa presidencial do “povo brasileiro”, simbolizado por meio de figuras como: uma criança, um indígena, um negro, uma mulher, um operário e uma pessoa com deficiência.
Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto com os representantes do povo após ser empossado pelo Congresso Nacional.
Lula tomou posse neste domingo, 1º de janeiro. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Discurso
Após assinar a posse e discursar no Congresso, o presidente fez seu segundo discurso no parlatório do Palácio do Planalto.
Lula começou saudando o povo brasileiro e relembrou a prisão, como um dos “momentos mais difíceis” da sua vida. Destacou que irá governar para todos os brasileiros:
“Mas quero me dirigir também aos que optaram por outros candidatos. Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado de divisão e intolerância.”
Ele lembrou a sua primeira posse em 2003, quando o compromisso era lutar contra a desigualdade e extrema pobreza. E lamentou que 20 anos depois, aconteceu a “volta a um passado que julgou enterrado”. O presidente se emocionou ao falar sobre os brasileiros que passam fome e prometeu combater à desigualdade.
Lula descreveu o momento como uma vitória da democracia e como a “hora de voltar a cuidar do Brasil e do povo brasileiro. Gerar empregos, reajustar o salário-mínimo acima da inflação, baratear o preço dos alimentos.”
O presidente finalizou seu discurso para o povo e seguiu com o vice para receberem cumprimentos de autoridades e chefes de Estado presentes na cerimônia.