CompartilharComentarSiga-nos no A A
O sócio-diretor da Arnone Advogados Associados, Sóstenes Marchezine palestrou no “XXVII Congresso Nacional de Criminalística”, que aconteceu em São Luís/MA. Reconhecido como o mais tradicional da América Latina e com grande relevância internacional no setor forense e da criminalística, o congresso reuniu especialistas de 20 países para discutir as principais inovações e desafios da área.
Marchezine, que também é vice-presidente do Instituto Global ESG, apresentou sua palestra no auditório principal do congresso. Ele abordou o tema “O fator ESG na prevenção da criminalidade corporativa e da responsabilidade penal: diretrizes sobre sustentabilidade e governança socioambiental”, focando na implementação dos princípios ESG (ambiental, social e governança) para mitigar riscos legais e fortalecer a governança nas empresas.
Sóstenes Marchezine, sócio-diretor de Arnone Advogados Associados durante o “XXVII Congresso Nacional de Criminalística”(Imagem: Divulgação)
Além de sua posição na Arnone Advogados, Marchezine é diretor da Comissão de Crédito de Carbono e ESG da OAB Nacional e secretário-executivo da Frente Parlamentar do ESG (FPESG). Ele também representa o Conselho Federal da OAB na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) da Presidência da República, o que reforça sua expertise em conectar o Direito Penal Econômico ao desenvolvimento sustentável.
“A responsabilidade penal das empresas deve ser sob a ótica do ESG, pois a adoção de práticas sustentáveis e transparentes é fundamental para prevenir crimes corporativos e fortalecer a governança”, destacou Marchezine, reforçando a importância de um compliance robusto para garantir o alinhamento das empresas com as exigências regulatórias e os padrões éticos internacionais.
Fundado e liderado nacionalmente por Alexandre Arnone, o escritório Arnone Advogados tem se destacado no apoio jurídico a empresas que buscam integrar o ESG em suas operações. A banca jurídica atua como parceira essencial, auxiliando empresas a se adaptarem às novas exigências legislativas e regulatórias no contexto do desenvolvimento sustentável. O escritório tem um papel ativo na promoção de transformações legislativas por meio da Frente Parlamentar do ESG, da qual Marchezine é secretário-executivo.
“A Arnone Advogados tem sido um parceiro essencial para empresas que desejam se alinhar às práticas ESG, especialmente no que diz respeito à governança corporativa e à responsabilidade penal. O ESG é uma diretriz central para garantir que as empresas operem de maneira ética e sustentável no cenário atual”, destacou Alexandre Arnone.
O XXVII Congresso Nacional de Criminalística é uma referência internacional no setor forense e da criminalística. Durante o evento, são discutidas áreas temáticas de alta relevância, incluindo perícias ambientais, genética forense, balística, computação forense, feminicídio e grupos vulneráveis, entre outras. Além disso, a XXVII Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística traz as mais recentes inovações tecnológicas do setor, proporcionando uma oportunidade única de networking e aprendizado para os participantes. Com mais de 220 palestrantes de várias partes do mundo, o congresso reafirma sua relevância global ao promover discussões que conectam segurança pública, ciência forense e sustentabilidade.
O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e pela Associação da Polícia Científica do Maranhão (APOTEC) e contou com o patrocínio e apoio de mais de 60 entidades e empresas nacionais e internacionais, incluindo a Polícia Federal, a Defensoria Pública, a Escola Superior de Magistratura e o Instituto Global ESG, além de outras organizações de destaque no setor forense e de tecnologia.