CompartilharComentarSiga-nos no A A
Nesta quarta-feira, 4, faleceu, aos 82 anos, o advogado Cid Antonio Velludo Salvador. A causa da morte não foi divulgada pela família.
O velório ocorrerá nesta quinta-feira, 5, às 8h, no auditório principal da sede da OAB de Ribeirão Preto/SP, localizado na rua R. Cavalheiro Torquato Rizzi, nº 215.
O sepultamento será realizado às 14h no Cemitério da Saudade.
Faleceu, aos 82 anos, o advogado Cid Antonio Velludo Salvador.(Imagem: Reprodução/AARP)
Biografia
Cid Antonio Velludo Salvador, natural de Mococa, chegou a Ribeirão Preto no início de 1947, com apenas cinco anos de idade.
Formou-se em Contabilidade pelo Centro Universitário Moura Lacerda em 1960. Três anos depois, ingressou na Faculdade de Direito Laudo de Camargo, da Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, integrando a terceira turma do curso. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1967.
Ao longo de sua carreira, lecionou em diversas instituições. Atuou como professor de Ciências Contábeis e Direito no Centro Universitário Moura Lacerda (1967-1971 e 2007-2010) e ministrou aulas de redação no Curso Bandeirantes, preparatório para os vestibulares de Direito (1971-1972).
Além disso, lecionou Direito Penal na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar. Durante sete anos, integrou a banca examinadora dos exames da OAB/SP.
Velludo Salvador foi membro ativo da AARP e contribuiu diretamente para a construção da nova sede da entidade, localizada no bairro Ribeirânia. Sua intensa atividade intelectual, marcada por palestras e publicações em jornais e revistas jurídicas, levou-o a ocupar a cadeira nº 20 da Academia de Letras Jurídicas de Ribeirão Preto.
Em 1998, foi eleito presidente da 12ª Subseção da OAB/SP, cargo em que permaneceu por quatro mandatos consecutivos.
Entre 2004 e 2015, atuou como Conselheiro Estadual da OAB/SP, consolidando sua trajetória de liderança na advocacia paulista.
Nota de pesar
Em nota, a OAB/SP manifestou profundo pesar pelo falecimento do advogado.
A OAB/SP manifesta profundo pesar pelo falecimento, nesta data, do advogado Cid Antonio Velludo Salvador, profissional de destacada trajetória jurídica e inestimável contribuição à advocacia.(…) Contribuiu, de forma ativa, como examinador nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil, ajudando a moldar gerações de profissionais. Neste momento de tristeza, a OAB SP solidariza-se com os familiares, amigos e colegas de profissão, destacando o legado de ética, dedicação e excelência deixado por Cid Antonio Velludo Salvador.Para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado, fica a memória da pessoa íntegra e do profissional admirável.
O Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto também se manifestou.
Sentimos muito em comunicar que nesta manhã, o Dr. CID ANTONIO VELLUDO SALVADOR, pai do Professor Titular Alamiro Velludo Salvador Netto, faleceu aos 82 anos.(…) Foi um dos maiores baluartes da defesa das prerrogativas profissionais, do direito de defesa e do Estado Democrático de Direito.Apaixonado pela profissão e sempre dedicado a ajudar o próximo, atuou ativamente até seus últimos dias.A Advocacia Ribeirãopretana perde hoje uma das suas maiores reservas morais e éticas.