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Agências de comunicação jurídica recebem o interesse de inúmeros advogados e escritórios de advocacia em busca de serviços de assessoria de imprensa.
Não há dúvidas de que este é um trabalho que compõe um dos pilares da comunicação jurídica, auxiliando na construção da imagem e da autoridade da marca e dos profissionais que a representam.
No entanto, se lançar à exposição na mídia é um ato que exige cuidado, estudo e muito treino. Mesmo para aqueles que já estão acostumados a falar com jornalistas e a conceder entrevistas, toda cautela é pouca.
Em geral, os jornalistas têm pressa, estão pouco informados sobre o tema para o qual estão produzindo a reportagem e precisam do auxílio didático e eficaz do advogado para esclarecer suas dúvidas e a do público. A linguagem técnica tão habitual nos tribunais e nas petições, neste caso, não se aplica e deve passar longe. Especialmente quando a entrevista é para um canal de TV aberta, por exemplo, ou para uma emissora de rádio ou um jornal de grande alcance.
Como se comportar ao vivo em estúdio ou fora dele, como gravar entrevistas a distância e o que dizer ou não aos jornalistas são detalhes importantes para o sucesso do trabalho. Do contrário, todo o esforço de negociar uma pauta, conseguir um espaço relevante, levantar informações e conceder entrevista será em vão.
Por isso, o media training para advogados tem sido um serviço cada vez mais relevante. Segundo a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, as cem maiores empresas brasileiras oferecem regularmente esse treinamento a seus executivos.
Um grande entrave para a sua realização, no entanto, é geralmente o custo. Escritórios de advocacia com portes médio e pequeno, ou até mesmo os profissionais solo, acabam não contratando o serviço por conta da falta de budget, lançando-se muitas vezes na aventura da imprensa sem um mínimo treinamento.
Deixo aqui algumas dicas valiosas sobre o tema:
Aline Moura
Sócia-diretora da M2 Comunicação, agência especializada em atendimento Jurídico.