CompartilharComentarSiga-nos no A A
A juíza de Direito Carolina Hispagnol Marchi, da 1ª vara Criminal de Carapicuíba/SP, condenou o perito que analisou o helicóptero envolvido no acidente que vitimou o filho do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckimin. A magistrada considerou que o laudo elaborado por Hélio Rodrigues Ramaciotti continha irregularidades.
O perito foi condenado a 3 anos de prisão, mas a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário-mínimo a uma entidade com destinação social. Além disso, Hélio deve perder o cargo de servidor público de perito do IC – Instituto de Criminalística.
Perito de helicóptero de acidente com filho de Alckmin é condenado por falhas em inquérito. (Imagem: Alessandro Shinoda/Folhapress)
O caso
A queda do helicóptero aconteceu em abril de 2015, em Carapicuíba/SP. O acidente resultou na morte de Thomaz Alckmin, filho de Geraldo Alckmin, o piloto e mais três mecânicos que faziam o voo teste após manutenção preventiva.
O MP denunciou o perito em março de 2018, alegando que diversas afirmações no inquérito, feitas por Hélio, eram falsas. Um dos erros apontados era que as chaves do helicóptero estavam em posições adequadas para voo, mas as fotos mostravam que não. Foram constatadas informações sobre exames que não foram feitos pelo perito, como a análise do combustível e fluído hidráulico da aeronave.
Hélio poderá responder em liberdade, mas perderá o cargo de perito.