CompartilharComentarSiga-nos no A A
O “D Mulheres”, iniciativa criada pelo Demarest Advogados para promover a equidade de gênero no escritório e ampliar a liderança feminina no setor jurídico, completa seis anos de atuação, com um evento especial para contribuir ainda mais para expandir as conquistas femininas no mercado de trabalho, ao compartilhar orientações e dicas de networking e mentoria.
O evento acontece hoje, das 10 às 11h15, com uma programação que inclui uma mesa-redonda, com a participação de Fabiana Schurhaus, diretora da IBM, Ianda Lopes, diretora do Uber, Taís Tesser, senior litigation counsel do Google, e Tatiana Campello, sócia das áreas de Propriedade Intelectual, Tecnologia & Inovação e Privacidade, Tecnologia & Cibersegurança do Demarest e líder do D Mulheres.
“O networking é de extrema importância na carreira e ainda é uma barreira para as mulheres. Além de comemorar os avanços e falar dos desafios nestes seis anos do D Mulheres, queremos compartilhar com todos as iniciativas e os esforços que estamos fazendo com nosso programa de networking interno para incentivar o cross-selling entre todas as colaboradoras de diferentes áreas do escritório”, diz Tatiana Campello, sócia e atual líder do D Mulheres.
Marcia Cicarelli, sócia da área de Seguros & Resseguros e coordenadora do D Impacto, grupo que reúne todas as ações de RSC (Responsabilidade Social Corporativa) e D&I do Demarest, destaca que são muitas as ações concretas realizadas para promover as lideranças femininas nesse período e muitas outras virão. “Além de eventos de networking, o D Mulheres tem feito oficinas de autodesenvolvimento e mentoria, treinamento para lideranças, reestruturação do programa de licença maternidade, e lançou o grupo de parentalidade, que tem realizado palestras sobre parentalidade e carreira. São iniciativas que ajudam a promover um ambiente de trabalho cada vez mais motivador e seguro”, diz.
“Temos um orgulho enorme da nossa vertical de diversidade de gênero, o D Mulheres, por tudo que já alcançamos nesses seis anos de existência. Mas sabemos que o caminho é longo e temos muito ainda a atingir. Com foco, comprometimento, treinamento e conscientização conseguiremos conquistar a tão almejada equidade”, diz Luciana Tornovsky, sócia da área de M&A, membro do Conselho de Administração do escritório e uma das fundadoras do D Mulheres.
Para Bruna Gallo, coordenadora de RSC e D&I do Demarest, é importante destacar o desenvolvimento das profissionais do escritório. “Estamos muito felizes por comemorar mais um aniversário do D Mulheres e continuar fomentando um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento das profissionais em todas as fases de suas carreiras”, afirma. “Uma das frentes que investimos é a promoção de momentos e práticas de networking. Essa prática não se apresenta de forma natural para as mulheres, mas, quando a habilidade é desenvolvida, se reflete em carreiras mais robustas e impactantes”.
Atualmente, 55% dos cerca de 600 colaboradores dos setores administrativo e jurídico do escritório são mulheres. Em cargos de liderança, elas já são 46% – há quatro anos (2019), eram 38%.
O D Mulheres é uma iniciativa criada em 2017 pelo Demarest Advogados para promover a equidade de gênero no escritório e ampliar a liderança feminina. Desde então, uma série de ações são realizadas para a remoção de barreiras, distribuição justa de oportunidades e ampliação da rede de contatos e relacionamento profissional entre as mulheres.
Uma delas é o programa de networking interno para incentivar o cross-selling entre as advogadas e as sócias de diferentes áreas do escritório. Além de reforçar o conhecimento de outras práticas do Direito, as profissionais abrem espaço para que negócios sejam criados entre os clientes das áreas que atuam e para prospectar novas oportunidades.
O objetivo do D Mulheres é fortalecer as lideranças femininas atuais e preparar as futuras, com foco no desenvolvimento das profissionais e oportunidades de negócios. Entre outras ações realizadas pelo D Mulheres também está a publicação do “Guia de Programa de Mentoria para Mulheres”, com um material aberto ao público e que detalha o passo a passo a implementação de um programa de mentoria para as mulheres.
Criado a partir da experiência, dos aprendizados e dos resultados trazidos com o programa de mentoria, o Demarest e o D Mulheres querem contribuir para fortalecer a sociedade e incentivar a aplicação dessa ferramenta de fomento à carreira das mulheres no mercado de trabalho – em outros escritórios de advocacia, fornecedores, clientes ou em empresas de outros segmentos. O guia também foi traduzido para o inglês e servirá de apoio para o IBA (International Bar Association, entidade criada em 1947 e que reúne advogados e ordens de advogados internacionais) produzir material sobre o assunto.
Neste ano, entre as principais ações do D Mulheres estão:
- Eventos de Networking e cross-selling internos,
- Diretrizes de acolhimento e encaminhamento de casos de violência doméstica,
- Evento sobre Mulheres na Tecnologia – público interno e externo,
- Oficina de autodesenvolvimento e mentoria para mulheres,
- Treinamento para Lideranças Femininas,
- Ações em parceria com CIPA e Compliance para prevenção e combate ao assédio,
- Lançamento do grupo de Parentalidade com palestra sobre parentalidade e carreira e
- Reestruturação do programa de Licença Maternidade.
(Imagem: Divulgação)