CompartilharComentarSiga-nos no A A
Nesta quarta-feira, 19, a CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou a indicação do ministro Mauro Campbell, do STJ, para o cargo de corregedor Nacional de Justiça.
O resultado da votação foi unânime, com 27 votos a favor do ministro. Agora, S. Exa. guarda a aprovação final pelo plenário do Senado.
A indicação de Campbell ocorre devido ao término do mandato do atual corregedor, ministro Luis Felipe Salomão, que se encerra no final de agosto. Após aprovado pelo Senado, Campbell será oficialmente nomeado pelo presidente Lula.
O mandato do ministro no CNJ está previsto para o biênio de 2024 a 2026.
Senado: CCJ confirma ministro Mauro Campbell como corregedor Nacional.(Imagem: Lucas Pricken/STJ)
Currículo
Natural de Manaus, Mauro Campbell Marques se formou em Direito pelo Unibennett – Centro Universitário Metodista Bennett. É o atual diretor-geral da Enfam – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, além de integrar a Corte Especial, a 1ª seção e a 2ª turma do STJ.
O ministro já atuou como professor, advogado, secretário de Estado de Justiça, de Segurança Pública, de Controle Interno, Ética e Transparência no Amazonas. Antes de chegar ao STJ, foi membro do Ministério Público por 21 anos e chefiou a instituição em seu Estado por três vezes, sempre eleito pelos seus pares.
A vasta experiência na gestão pública contribuiu para sua atuação na 1ª seção, sobretudo nas órbitas do Direito Administrativo sancionador e do Direito Financeiro, Tributário e Previdenciário, áreas onde costuma produzir marcos relevantes para a jurisprudência nacional.