CompartilharComentarSiga-nos no A A
O escritório Kasznar Leonardos | Propriedade Intelectual, certificado em 2024 com o selo de Empresa B – concedido a empresas que se comprometem com o desenvolvimento social e ambiental -, divulgou seu “Relatório de Sustentabilidade” referente às ações realizadas entre 2022 e 2023. O documento, disponível no link, apresenta alguns dos passos que levaram a reconhecimentos como a conquista da chancela, ainda pouco difundida no segmento jurídico.
De estímulo ao consumo consciente, passando por hábitos como redução de uso de papel em processos internos, a Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão e Voluntariado, apoio a projetos culturais, educacionais e de saúde e compensação de emissão de carbono, o escritório tem se destacado na adequação a pautas de ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa.
Desde 2019, atingiram a meta de 50% de reconhecimentos e promoções anuais para mulheres da equipe, nas sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Elas já são quase 60% do time de colaboradores. Com iniciativas como abertura de vagas afirmativas, além da realização de mentorias coletivas de gênero e étnico-raciais para a construção de ambientes inclusivos e desenvolvimento profissional, o time passou a ser composto por mais de 32% de pessoas negras no período.
“Acreditamos que nossas ações podem inspirar outros segmentos e negócios. Estruturar práticas de sustentabilidade e todos os programas que hoje estão ativos era uma vontade que amadureceu em 2019 ao planejarmos os próximos cinco anos. Desde então, formamos grupos de trabalho, capacitamos lideranças, organizamos novas áreas administrativas e internas. Hoje já podemos comprovar o que praticamos continuamente. Mesmo quando o impacto não é causado diretamente por nós, podemos ser agentes de mudança”, destaca João Vianna, CEO do Kasznar Leonardos.
Signatário do Pacto Global da ONU desde 2021, em dois anos, o Kasznar Leonardos já neutralizou a pegada residual de emissões de gases de efeito estufa com a compra de crédito de carbono. No lado social, mais de 260 mil pessoas são impactadas pelos projetos socioeducativos.
Nesse período, 24 profissionais foram contratados após o programa de estágio da empresa – conhecido como “Formando Estrelas”. Além disso, oito jovens aprendizes foram efetivados e promovidos. Todos os talentos passam ainda por rodada de conversa com o CEO, e contam com benefícios como subsídios para cursos a partir do terceiro mês de empresa.
Entre políticas internas criadas, também estão a de Responsabilidade Social, de Voluntariado Corporativo, de Combate ao Assédio, de Compras Sustentáveis e Código de Ética e Compliance.
Kasznar Leonardos | Propriedade Intelectual divulga relatório de sustentabilidade 2022 e 2023.(Imagem: Divulgação)