CCJ do Senado apresenta relatório de advogados indicados a vaga no CNJ   Migalhas
Categories:

CCJ do Senado apresenta relatório de advogados indicados a vaga no CNJ – Migalhas

CompartilharComentarSiga-nos noGoogle News A A

Nesta quarta-feira, 4, a CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado realizará a leitura do relatório, marcando o primeiro passo para a futura sabatina de dois candidatos ao CNJ, indicados para ocupar vagas destinadas à OAB no biênio 2024-2026.

Serão avaliados o atual conselheiro, Marcello Terto e Silva, para recondução, e Ulisses Rabaneda dos Santos.

Os nomes dos candidatos foram definidos em abril deste ano, durante sessão extraordinária do Conselho Pleno da OAB Nacional.

Leia Mais

OAB define representantes da advocacia no CNJ e no CNMP

 (Imagem: Reprodução/Facebook/OAB/MT/Kamila Martins)

Os advogados Marcello Terto e Silva e Ulisses Rabaneda dos Santos serão sabatinados pela CCJ do Senado nesta quarta-feira, 4.(Imagem: Reprodução/Facebook/OAB/MT/Kamila Martins)

Passo a passo da aprovação

O art. 383 do regimento do Senado Federal, prevê o processo de aprovação de nomes indicados para cargos previstos no inciso III do art. 52 da CF.

Inicialmente, o relator apresenta o relatório à comissão responsável, podendo recomendar a solicitação de informações adicionais, se necessário.

Automaticamente, é concedida vista coletiva aos membros da comissão, e o relatório é disponibilizado no portal do Senado.

Nesse portal, a sociedade pode enviar informações ou perguntas direcionadas ao indicado. Essas contribuições são analisadas pelo relator, que decide sobre sua incorporação e sobre a eventual necessidade de realização de uma audiência pública, dependendo do teor das informações e indagações recebidas.

Antes da sabatina, o relator pode discutir com os membros da comissão o conteúdo das questões que serão formuladas ao indicado. Em seguida, a comissão convoca o candidato para uma arguição pública, estabelecendo um prazo mínimo de cinco dias úteis para essa etapa.

Durante a arguição, cada senador terá 10 minutos para questionar o indicado, que responderá imediatamente com igual tempo, permitindo réplicas e tréplicas de até 5 minutos cada.

Após a arguição, o relatório é submetido à votação na comissão, concluindo essa etapa do processo de análise da indicação.

Marcello Terto e Silva

Nascido em Teresina/PI, é formado em Direito pelo Uniceub – Centro de Ensino Unificado de Brasília. Atua como professor em cursos de pós-graduação na Escola Superior de Advocacia Pública do CEJUR/PGE/RJ e no Iajuf/Unirio – Instituto de Aperfeiçoamento Jurídico e Fiscal.

É especialista em Ordem Jurídica e Ministério Público pela FESMP/DFT – Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, com pós-graduações em Direito Civil e Processual Civil pelo Grupo Atame (Goiânia), em Advocacia Pública pelo IDDE – Instituto para o Desenvolvimento Democrático e pela Universidade de Coimbra. Atualmente cursa pós-graduação em Direito Administrativo pelo IDAG.

Foi conselheiro seccional da OAB/GO (2010-2012) e presidente da Comissão do Advogado Público da mesma seccional (2010-2012). 

É procurador do Estado de Goiás desde 2003, tendo presidido a Apeg – Associação dos Procuradores do Estado de Goiás em dois mandatos (2007-2009, 2010-2011) e a Anape – Associação Nacional dos Procuradores de Estado em dois períodos consecutivos (2012-2014, 2014-2017).

Foi vice-presidente do TJD/GO (2012-2014) e presidente da Comissão Nacional de Advocacia Pública do CFOAB (2016-2019), além de conselheiro Federal da OAB (2016-2021).

Ulisses Rabaneda dos Santos

Sócio fundador da Rabaneda Advogados Associados, foi presidente da OAB/MT e fundador da Comissão de Direito Penal e Processual Penal. Também atuou como membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, integrou o tribunal de Defesa das Prerrogativas, foi diretor da Escola Superior de Advocacia, secretário-geral adjunto e secretário-geral. Atualmente, exerce o cargo de conselheiro Federal da instituição.

Em 2016, foi o mais votado na lista tríplice formada pelo TJ/MT para o cargo de juiz-membro do TRE de Mato Grosso. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *