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Não é de hoje que os escritórios de advocacia almejam aparecer nas primeiras posições dos rankings jurídicos, mas como começar a trilhar esse caminho para o sucesso?
Existem diversos rankings voltados para o mercado jurídico, entre os mais conhecidos podemos citar: Anuário Análise Advocacia, Chambers and Partners, Latin Lawyer e Leaders League.
Cada ranking é elaborado por uma organização especializada e possui um processo específico de submissão ou indicação de clientes para o universo de pesquisa anual.
Presentes no mundo inteiro, estes guias são sem dúvida uma ferramenta de extrema importância para exposição dos advogados e fortalecimento da marca do escritório, pois muitas vezes influenciam decisões de negócio nesse mercado jurídico tão competitivo.
Mas, por onde começar?
É importante ter em mente pelo menos quatro pontos principais:
- O processo pode variar de um ranking para o outro;
- A grande maioria apresenta uma série de particularidades a serem seguidas;
- Demanda tempo para a seleção e organização de um material realmente relevante para a submissão, mais tempo ainda quando é necessário traduzir esse material para o inglês. É preciso designar um responsável do escritório para fazer esse trabalho;
- Não desista! Quanto mais vezes você participar, mais chances tem de ser reconhecido.
A partir daí, comece a pensar nos passos a seguir:
Conforme comentado no início desse artigo, o ranqueamento do advogado ou do escritório nas listas geradas pelos rankings jurídicos pode ser determinante para a contratação por parte dos departamentos jurídicos de empresas nacionais e até mesmo internacionais. No mercado de trabalho, também já é comum que a posição no ranking seja considerada como um indicador importante na hora do candidato aplicar para uma vaga.
Elizabeth Mafra
Especialista em Marketing e Coordenadora de Marketing da M2 Comunicação Jurídica.