Buser é condenada por atraso de 6 horas devido à falta de combustível   Migalhas
Categories:

Buser é condenada por atraso de 6 horas devido à falta de combustível – Migalhas

CompartilharComentarSiga-nos noGoogle News A A

A 15ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou a Buder a indenizar passageira em R$ 4 mil por danos morais após atraso de 6 horas causado pela falta de combustível em um ônibus.

Colegiado reconheceu a responsabilidade objetiva da Buser na prestação do serviço de transporte.

De acordo com os autos, a passageira adquiriu passagem em uma plataforma digital para viajar de Uberlândia/MG a São Paulo/SP. Durante o trajeto, o combustível do ônibus acabou, e os passageiros ficaram quase seis horas aguardando no acostamento até a chegada de um veículo de apoio para reabastecimento.  

 (Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress)

Buser indenizará passageira após atraso causado por falta de combustível em ônibus.(Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress)

O relator do recurso, desembargador Vicentini Barroso, afastou a tese de ilegitimidade da empresa, que alegou atuar apenas como intermediadora entre passageiros e companhias de transporte.

Segundo ele, “os serviços da ré não se limitam à viabilização de contato entre empresas parceiras e pessoas interessadas na prestação dos serviços de transporte, já que é remunerada com a concretização da tarefa”.

O magistrado destacou ainda que a empresa tem “inegável domínio da atividade empresarial que explora”, determinando condutas a motoristas e exigindo avaliação dos serviços pelos usuários.  

Além disso, o desembargador pontuou que “eventuais problemas operacionais elétricos ou mecânicos no ônibus (ou a alegada falta de combustível), em verdade, constituem fortuito interno inserido nos desdobramentos naturais da atividade explorada, incapaz de excluir a responsabilidade da prestadora de serviços”.

Leia a decisão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *