Especialista ensina como proteger dados no Dia da Internet Segura   Migalhas
Categories:

Especialista ensina como proteger dados no Dia da Internet Segura – Migalhas

CompartilharComentarSiga-nos noGoogle News A A

Hoje, dia 5/2, é celebrado o Dia Internacional da Internet Segura, uma data que destaca a necessidade de práticas responsáveis no ambiente digital.

Em um cenário de crescente preocupação com privacidade e segurança cibernética, empresas devem adotar medidas estratégicas para garantir a proteção de informações e evitar violações legais.

A LGPD exige que organizações implementem estratégias robustas para garantir a integridade e privacidade das informações.

“A adoção de boas práticas de segurança cibernética não é apenas uma recomendação, mas uma necessidade estratégica para qualquer empresa que deseje manter sua operação competitiva e segura”, afirma Marcia Ferreira, gerente de Privacidade e Proteção de Dados da Nelson Wilians Advogados.

“A LGPD, por exemplo, traz obrigações expressas sobre a adoção de medidas técnicas e administrativas capazes de proteger dados pessoais contra acessos não autorizados e situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração ou comunicação dos dados”.

“Nesse sentido, é crucial que as organizações estabeleçam políticas internas, promovam treinamentos e avaliem periodicamente a eficácia de seus controles”, completa a especialista.

 (Imagem: Freepik)

Advogada Marcia Ferreira, da Nelson Wilians Advogados, ensina como proteger dados no Dia da Internet Segura.(Imagem: Freepik)

Para Marcia, é fundamental que as empresas estejam atentas à atualização de sistemas e ao monitoramento contínuo de ameaças.

“A segurança da informação começa com a definição de diretrizes claras para todos os colaboradores, parceiros e fornecedores, estabelecendo níveis de acesso e protocolos a serem seguidos em caso de incidentes”.

“Além disso, é fundamental promover treinamentos contínuos sobre boas práticas, como identificar tentativas de phishing, evitar golpes e utilizar corretamente os sistemas internos. Reforçar a obrigatoriedade de senhas complexas e implementar a autenticação multifator (MFA) são medidas essenciais para garantir maior proteção aos dados da empresa”, relata a advogada.

“A atualização constante de dispositivos e aplicativos reduz vulnerabilidades, assim como o uso exclusivo de softwares licenciados, evitando ameaças associadas a programas piratas”.

“Empresas devem adotar backups periódicos em diferentes locais, incluindo opções em nuvem, e investir em soluções como firewall, monitoramento de tráfego e VPNs para proteger redes corporativas contra acessos indevidos. Essas práticas fortalecem a postura de segurança digital e reduzem riscos significativos para a organização”, finaliza Marcia.

Nelson Wilians Advogados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *