CompartilharComentarSiga-nos no A A
O INW – Instituto Nelson Wilians, braço social do escritório Nelson Wilians Advogados, em cooperação com a UNESCO, realizará no dia 20/2, das 8h30 às 13h, no auditório do MASP, em São Paulo, o evento “Diálogos Cidadaniar: Educação para a cidadania, direitos humanos e cultura da legalidade”.
O evento tem como objetivos abrir janelas de conversas sobre educação para a cidadania, direitos humanos e a cultura da legalidade.
Entre os nomes já confirmados estão Anne Wilians, fundadora do INW; Maria Victória Benevides, professora emérita da Faculdade de Educação da USP; e Alexandro Santos, diretor de políticas e diretrizes da educação integral básica no Ministério da Educação, além de outros convidados que serão divulgados em breve.
Será uma oportunidade de promover o debate educacional sobre direitos humanos e democracia no Dia Mundial da Justiça Social, que é celebrado em 20 de fevereiro.
“O Instituto Nelson Wilians tem como princípio a universalização dos direitos humanos por meio de disseminação da cultura de legalidade. Não aceitamos que ninguém desconheça seus direitos e acreditamos no potencial transformador da cidadania”, resume Anne Wilians.
“Promover a justiça social é uma responsabilidade que exige compromisso, conhecimento e transformação. Com o Projeto Cidadaniar, reforçamos nosso propósito de democratizar oportunidades e fortalecer a cultura da legalidade, para que ninguém seja deixado para trás. Acreditamos que educar para os direitos é o caminho parar transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e equitativa”, conclui.
Anne Wilians, presidente do INW, e Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil.(Imagem: Divulgação Nelson Wilians Advogados)
“Celebrado no Dia Mundial da Justiça Social, uma data de grande relevância para a promoção da justiça e da igualdade no mundo, este evento nos convida a refletir sobre o poder transformador da educação na formação de cidadãos globais cada vez mais conscientes sobre a importância dos direitos humanos”, afirma Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil.
“Essa é a essência do Projeto Cidadaniar, uma iniciativa da UNESCO em parceria com o Instituto Nelson Wilians, que busca fortalecer a confiança nas instituições públicas e formar defensores da paz e da justiça, com base nos princípios da ECG – Educação para a Cidadania Global, incluindo a sustentabilidade, os direitos humanos e o respeito à diversidade”, completa a diretora.
Lançado em 2022, o Cidadaniar é uma iniciativa que, por meio de uma abordagem baseada na educação para a cidadania global, busca ampliar o senso crítico sobre o Estado de direito. Suas ações promovem a cultura da legalidade e a equidade de gênero.
Os Guias Cidadaniar, que serão apresentados oficialmente durante o evento, têm como objetivo apoiar o desenvolvimento de jovens e mulheres nas organizações parceiras, além de orientar e acompanhar atividades multiplicadoras junto ao público atendido pelas OSCs – Organizações da Sociedade Civil. Esses guias estarão disponíveis para acesso público, ampliando o alcance do projeto e permitindo que mais pessoas e organizações se beneficiem de seus conteúdos.
O evento será, portanto, uma oportunidade para fomentar e debater temas como educação para a cidadania, direitos humanos e cultura da legalidade, reunindo uma ampla audiência composta por acadêmicos, educadores e representantes de organizações da sociedade civil.